RESUMOS

Programa: COMUNIDADES FURG

Projeto de ensino, pesquisa e extensão junto aos participantes do programa. Pretende capacitar para as metodologias de cartografia das imagens e corpografias em geral.

Projeto de Pesquisa: ERRÂNCIAS NO CENTRO DA CIDADE

Relatos da experiência do grupo de pesquisadores no Projeto :“Errâncias no Centro da Cidade”, têm como ponto de partida o caminhar nas cidades de Pelotas e Rio Grande. O caminhar do errante, aquele que sai sem rumo, não tem um ponto de partida e nem de chegada fixos. Quem, por onde, como e porque percorremos certos caminhos pelo centro da cidade? E porque não percorremos outros? Caminha perdido por dentre um território urbano conhecido e ignorado ao mesmo tempo. Ao caminhar esse corpo (usuário, turista, etc.) cria mapas, deixa marcas e rastros – corpogarfias – que podem nos auxiliar a compor um novo universo sobre a cidade na contemporaneidade. Pretende ultilizar as técnicas de corpografia urbana e walkability como procedimentos metodológicos. Tem como objetivo demostrar a aplicabilidade da corpografia/walkability urbana como método de percepto e projeto ambiental para os centros urbanos das cidades da região sul do Rio Grande do Sul na contemporaneidade. O trabalho de campo constitui-se de trajetos/derivas pelos centros das cidades de Pelotas e Rio Grande, através dos quais navegaremos para coletar aspectos físicos e emocionais percebidos e documentados, como condicionantes importantes para o caminhabilidade dos usuários. Como meta pretende-se produzir no decorrer do processo de pesquisa: mapas, imagens e propostas de melhoria da caminhância para os usuários do centro da cidade, bem como dar vizivilidade as deficiências e as potencialidade. Ainda como produto final espera-se organizar uma publicação com os resultados como meio de divulgalção a outros grupos de pesquisa e orgãos públicos interessados na melhoria da mobilidade e da paisagem ambiental urbana.

sábado, 14 de maio de 2011

Borda do Guaíba

Vamos visitar os vídeos da oficina que eu ministrei lá na UFRGS?
http://bordadoguaiba.blogspot.com/2011/04/corpografias-urbanas.html

2 comentários:

  1. Oi Eduardo! Tentei achar o email do grupo mas não encontrei. Vendo o projeto de vocês lembrei de um grupo italiano que tem uma proposta metodológica bastante parecida:

    http://www.osservatorionomade.net/
    http://www.osservatorionomade.net/tarkowsky/tarko.html
    http://primaveraromana.wordpress.com/

    Se chamam Stalker e fiz um workshop com eles, caminhando uns 30km durante 3 dias, dando a volta pela ronda (uma autopista na zona periférica de Sevilla). Pode ser que lhes sirva de algo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. sim, sim!!!obrigado pela dica. já ouvi falar sobre o "Stalker".
    obrigado!!!

    ResponderExcluir