RESUMOS

Programa: COMUNIDADES FURG

Projeto de ensino, pesquisa e extensão junto aos participantes do programa. Pretende capacitar para as metodologias de cartografia das imagens e corpografias em geral.

Projeto de Pesquisa: ERRÂNCIAS NO CENTRO DA CIDADE

Relatos da experiência do grupo de pesquisadores no Projeto :“Errâncias no Centro da Cidade”, têm como ponto de partida o caminhar nas cidades de Pelotas e Rio Grande. O caminhar do errante, aquele que sai sem rumo, não tem um ponto de partida e nem de chegada fixos. Quem, por onde, como e porque percorremos certos caminhos pelo centro da cidade? E porque não percorremos outros? Caminha perdido por dentre um território urbano conhecido e ignorado ao mesmo tempo. Ao caminhar esse corpo (usuário, turista, etc.) cria mapas, deixa marcas e rastros – corpogarfias – que podem nos auxiliar a compor um novo universo sobre a cidade na contemporaneidade. Pretende ultilizar as técnicas de corpografia urbana e walkability como procedimentos metodológicos. Tem como objetivo demostrar a aplicabilidade da corpografia/walkability urbana como método de percepto e projeto ambiental para os centros urbanos das cidades da região sul do Rio Grande do Sul na contemporaneidade. O trabalho de campo constitui-se de trajetos/derivas pelos centros das cidades de Pelotas e Rio Grande, através dos quais navegaremos para coletar aspectos físicos e emocionais percebidos e documentados, como condicionantes importantes para o caminhabilidade dos usuários. Como meta pretende-se produzir no decorrer do processo de pesquisa: mapas, imagens e propostas de melhoria da caminhância para os usuários do centro da cidade, bem como dar vizivilidade as deficiências e as potencialidade. Ainda como produto final espera-se organizar uma publicação com os resultados como meio de divulgalção a outros grupos de pesquisa e orgãos públicos interessados na melhoria da mobilidade e da paisagem ambiental urbana.

sábado, 30 de abril de 2011

Encontros

No dia 28 de abril de 2011, a tarde na sala k21b-anexo2, da Escola de Engenharia, aconteceu o primeiro encontro do grupo: ERRÂNCIAS FURG.


O Grupo inicial está sendo formado por intergrantes da Pesquisa "Errâncias no Centro da Cidade" e de diversos acadêmicos que fazem parte do "Programa Comunidades Furg (COMUF)".

Nesse dia o Coordenador do Grupo, Prof. Eduardo Rocha, tratou de contar sobre a temática geral das "cartografias" (urbanas, sentimentais, das imagens, dos sentidos, sociais, etc) e de suas diversas ramificações e origens. A cartografia como metodologia de pesquisa-ação.

Além disso, ficou combinado um novo encontro para a próxima quinta-feira, dia 5 de maio, as 15:30h, no mesmo local, para dar continuidade a construção das idéias iniciais do projeto e talvez demarcar uma agenda de ações práticas.

Participaram os errantes:
Eduardo Rocha
Pamela Pinho
Rafael De Conto
Pierri Araujo
Lucas Molina
Silas do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário